Quero fazer parte do CISAU
Quer entrar para a nossa corrente?
Saiba como
Importante saber:
Para que todas as pessoas convivam bem foram criadas regras.
Você sabe o que é uma regra? As regras são formas de agir em determinados espaços que nos mostram o que devemos fazer para conviver bem com as outras pessoas. Se cada um fizer a sua parte, fica mais fácil conviver.
Por esse motivo, construímos esse pequeno normativo para uma entrada e convivência saudável dentro da corrente mediúnica do Cisau.
É preciso ler com muita atenção e analisar se tudo oque está descrito aqui se encaixe com seus valores pessoais e responsabilidades, pois será cobrado de você o conteúdo desse documento.
Caso tenha dúvida, antes de assinar nos procure que vamos ter o maior prazer em responder todas as suas questões.
O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ENTRAR PARA A CORRENTE MEDIÚNICA DO CISAU
Para a entrada na corrente mediúnica do Cisau, é preciso em primeiro lugar, que seja de sua livre e espontânea vontade.
Certo de sua escolha, é preciso que você converse com um dos guias que trabalha com os dirigentes da casa, Pai de Santo, Mãe de Santo, solicitando a permissão para seu ingresso.
Esse pedido é feito em uma Gira, com os dirigentes incorporados nas respectivas entidades de trabalho.
NÃO É PERMITIDO A ENTRADA DE QUALQUER PESSOA NA CORRENTE DO CISAU, DE OUTRA MANEIRA QUE NÃO SEJA PEDINDO AUTORIZAÇÃO PARA OS GUIAS DIRIGENTES DA CASA.
Concedido a autorização, vamos falar sobre as características, particularidades e obrigações que o futuro trabalhador da casa precisa entender.
Financeiro
Esse é o ponto mais delicado quanto a vida do médium na casa.
A Umbanda presta caridade em seus trabalhos, mas isso não exime o terreiro de gastos.
Estamos falando de aluguel do barracão, água, luz, IPTU, conservação do imóvel, insumos como: papel higiênico, toalha de papel, coador, café, açúcar, copos descartáveis, produtos de limpeza velas etc.
Tudo isso é rateado pelos trabalhadores da casa, do Pai de Santo até o iniciante. Hoje nossa contribuição mensal é de R$100,00.
A mensalidade precisa ser paga até o dia 15 de cada mês.
Compra de materiais
Além da contribuição mensal fixa, temos rituais que acontecem na vida mediúnica dos filhos da casa que requerem algumas despesas por conta de cada um.
Exemplos são:
- Roupa de Santo completa para Giras de Direita e de Esquerda;
- Guia - colar de contas;
- Brajá;
- Esteira de palha;
- Alguidar de barro;
- Quartinha de louça;
- Quartinhas de barro;
- Fitas;
- Velas;
- Suporte para velas;
- Tronqueira Caseira para firmar sua Esquerda;
- Altar pessoal para firmar sua Direita;
- Plantas, flores e frutas específicas para rituais.
Hoje, um Brajá custa em média R$300,00. A guia custa em média R$100,00. A quartinha de louça, por volta de R$50,00 e a esteira, R$70,00, a Tronqueira R$350,00.
Roupa de Santo
O filho tem a obrigação de adquirir a partir da sua entrada na corrente, sua roupa de Santo completa, que consiste em:
- Homens - calça branca, camisa branca, filá e pano de bater cabeça; calça preta, camisa vermelha e pano de bater cabeça preto;
- Mulheres - calça branca, saia branca, camisa branca, Ojá e pano de bater cabeça; calça preta, saia preta, camisa vermelha e pano de bater cabeça preto;
Essa roupa de santo custa em média R$200,00 cada jogo.
Se o médium não comprar sua roupa de Santo ele não poderá entrar para a corrente.
Se recusar a comprar os materiais para os rituais ou as guias, não poderá ascender nos níveis hierárquicos da casa.
O primeiro gasto é com a Roupa de Santo, o restante, ocorre ao transcorrer sua jornada mediúnica dentro da casa.
Comprometimento
O filho de santo precisa entender que sua ajuda é muito importante para a casa. Ele precisa ajudar na faxina do barracão, nos eventos sociais que ocorrem mensalmente, nos cursos e nos mutirões que acontecem periodicamente para a devida conservação do imóvel.
Confiança
Quando o médium entrega ao Pai de Santo a responsabilidade de desenvolvê-lo mediunicamente, então é preciso que seja seguido à risca as orientações dadas pelo seu dirigente.
Nada, espiritualmente e energeticamente, pode-se ser feito, sem o conhecimento e a autorização dos dirigentes da casa.
Estudos
Nossa casa prima pela difusão do conhecimento.
Nada é escondido ou omitido. Então o filho estuda muito.
Nossos estudos acontecem nas datas das Giras às 17:oo, sobre Teologia de Umbanda Sagrada e a participação é obrigatória.
Se houver mais ausência que presença no mês, o filho será desligado da corrente mediúnica da casa.
A hieraquia da casa
O Terreiro é dirigido por um Pai e uma Mãe de santo e um Conselho.
Nada é feito e nenhuma decisão é tomada que não passe por esses canais hierárquicos.
Somos responsáveis pelo seu desenvolvimento mediúnico à partir da sua entrada nessa Família de Santo, por isso, precisamos saber sobre alguns aspectos de sua vida pessoal para melhor direcionamento.
Não se trata de controlar sua vida, mas você fará parte de uma egrégora onde a ação individual reflete diretamente na vibração energética da corrente como um todo, por isso, tentamos equalizar o máximo essas vibrações para mantermos a corrente mediúnica o mais saudável possível.
Caso você não concorde com esse normativo ou não o cumpra após entrar para nossa família, nos sentiremos à vontade para solicitar seu desligamento como Filho de Santo do Cisau.
Níveis iniciáticos do Terreiro
Os médiuns seguem uma evolução a partir da sua entrada, ascendendo conforme o tempo de casa e seu progresso no desenvolvimento mediúnico.
Os graus são importantes para dar ao filho responsabilidades de acordo com o seu avanço mediúnico.
Esses graus são:
1º - Bojá Mirim
Ao ser autorizado pelo guia a entrada do trabalhador na casa, essa é a porta de entrada.
Nesse grau o filho fica por um período que varia de 1 a 6 meses na área da consulência, não entra no Congá nem bate a cabeça no Altar.
É obrigatório o uso de roupas brancas, mas não precisa ser a roupa de Santo completa.
Serve para o iniciante analisar o trabalho e a energia do terreiro e assim ter certeza quanto ao propósito de servir a Umbanda nessa casa.
Também o entrante será analisado quanto ao seu comprometimento e disponibilidade para com a casa.
Aqui o filho não usa guia (colar de conta).
Ele ajuda a Recepcionar os consulentes e a direcioná-los para o atendimento.
Também é necessário que passe com todos os guias da casa explicando o porquê quer entrar para a corrente e ouvir os conselhos.
2º - Bojá
Nesse grau, o médium entra para o Congá com a roupa de santo completa.
Passa por um ritual de firmeza de anjo de guarda e usa a guia de Oxalá e tem sua coroa lavada com as respectivas ervas desse Orixá.
Suas obrigações nesse grau é de cambonar (auxiliar) os guias durante os atendimentos.
Se já tiver condições mediúnicas para incorporar seus guias, pode fazê-lo com a devida autorização do guia chefe da gira.
Nesse nível, o médium precisa ter em sua casa, um altar pessoal para firmar seu Anjo de Guarda;
3º - Bojá Guaçu
Para avançar para esse grau, o médium precisa pelo menos incorporar seus Guias e sustentar essa incorporação até o final da Gira.
Nesse grau o médium passa pela obrigação de batismo e conversão religiosa se for o caso.
O trabalho do médium nesse grau é de dar passes incorporados com seus respectivos Guias.
O médium usa também uma guia de Obaluaê passando por lavagem de coroa com as ervas desse Orixá.
Nesse nível, o Filho de Santo Precisará firmar também no seu Altar pessoal as velas do Orixá qual sua coroa foi lavada e vela do Guia correspondente a falange da Gira.
4º - Abaré Mirim
Nesse grau, o médium já mais experiente passa a fazer transportes mediúnicos.
Sua incorporação com todos seus Guias deve estar firme.
Usa a guia de Ogum Megê e passa pela lavagem de coroa desse Orixá.
Também nesse nível, é necessário que o filho de santo tenha em sua casa uma Tronqueira pessoal para firmar se Orixá Natural de Esquerda.
5º - Abaré
Para o médium avançar para esse nível, ele precisar incorporar todos os seus guias, de todas as falanges de trabalho da casa, saber nome dos guias, pontos riscados, linha e falange de trabalho.
Passa pelo ritual de coroação e deixa de usar as guias e passa a usar brajá de esquerda e brajá da sua coroa de Orixás.
Nesse nível, o filho poderá fazer os assentamentos que seus guias de direita ou de esquerda solicitarem, mas terá que ser cuidado em sua residência nos locais já preparados nos níveis anteriores, ou seja, altar ou tronqueira pessoal.
6º - Abaré Guaçu
Aqui se assenta o Conselho dos Morubixabas.
É formado pelos médiuns mais velhos ou indicado pelo próprio Conselho e ajudam os dirigentes a conduzirem o Cisau.
O avanço para esse nível se dá por indicação de um membro do conselho e aprovação dos Abarés Guaçu.
Não é todos que farão parte desse grupo.
7º - Morubixabas
Esse grau é reservado aos Pai e Mãe de santo e aos Pai ou Mãe Pequeno
quando houver.
Para esse grau é preciso formação sacerdotal.
Essa é a rotina organizacional do Cisau. Espero que tudo tenha sido esclarecido.
Mas nos colocamos a disposição para sanar qualquer dúvida que ainda possa haver.
Download do Normativo e do Formulário de entrada
Após ser autorizado pelo Guia chefe da casa, baixe o Normativo e o Formulário de entrada.
Leia atentamente o normativo, imprima o formulário, assine-o e leve para a sua primeira Gira como membro da corrrente.
Normativo de entrada no CISAU
Formulário de Entrada